4.17.2018

É por isto que eu não leio blogs de maternidade...


Não leio, a sério. Nunca me pegou a cena. Talvez pelo mesmo motivo que não decoro o nome de actores ou de pessoas da televisão. Só me lembro do nome das pessoas com quem trabalhei e, mesmo assim, às vezes escapa. 

Quando me falam de outras bloggers, ou digo que não vale a pena porque não sei quem são ou aceno que sim para parecer entendida porque é o que é esperado, mas não leio. Da mesma maneira que tirei a maior parte das instagramers tesudas do instagram para parar de me odiar tanto, também já não sigo pessoas que me façam sentir insatisfeita, mas apenas as que me inspirem. 

Nós não parecemos muito inalcançáveis, pois não? Não fazemos com que se sintam menos que nós, ou fazemos?

Agora sigo mais contas de arte (eu sei ahah), design, criatividade... para ver se passando o dia a ver coisas bonitas, também vou limpando a cabeça. E para ver se aprendo qualquer coisa porque sou uma nulidade nessas coisas mais abstractas. 

Há um blog que não deixo de ler... este. Leio os posts da outra Joana (quase todos, ahah, somos as duas iguais, é o que vale) e, por isso, no outro dia perdi uma noite de sono. Bem sei que para quem perdeu três anos de sono, isto não é nada, mas... Não devia ter lido este post que a Joana escreveu!

A Luísa abriu a porta do carro em andamento e foi isso mesmo que sonhei. Estava a conduzir e iam as duas no banco de trás: a Luísa e a Joana. Não consegui fechar a porta a tempo, a Luísa tirou o cinto e saiu desamparada pela estrada fora, pelo meio das faixas todas. Com aquela gordurinha das pernas a tremer sempre que pousava mais um pé descalço no chão. 

Custou-me muito. 

Por isso, Joana, a ver se escreves só posts que não me deixem preocupada, que não tenho vida para isto. Mais posts das tuas miúdas que me deixem com o coração fora do peito, não. 


A Luísa tinha aqui um mês e pouco.

Que blogs de maternidade lêem vocês? Os vossos preferidos? 

Nota: o Facebook decidiu mudar o seu algoritmo e a partir de agora vai mostrar-vos mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like. Querem saber quando publicamos coisas?
👉 Aqui na página de Facebook da Mãe clicam onde diz “A Seguir” e seleccionam "Ver Primeiro"
Sigam-nos também no Instagram:


20 comentários:

  1. É precisamente por isso Q vos sigo, Joana. Pensava que era por ter conhecido pessoalmente a Joana (balneário do ginásio, há um ano atrás, eu sou aquela barrigudona grávida que abordou) que foi de um carinho e empatia especiais, que a tornou mais real que as outras bloggers. Mas para além desse facto óbvio, agora que o diz tem mesmo a ver com a sinceridade e versão crua da pessoa que é e que nos apresenta. Aproxima-nos.
    Continuem!

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito de ler blogues de maternidade e não me fazem sentir "menos" de forma nenhuma. :)
    Não leio blogues de maternidade mais "fashion" ou que se debrucem principalmente sobre moda e decoração porque esses assuntos interessam-me pouco. Mas gosto muito dos mais reais onde encontro muito boa informação e dicas excelentes que aplico cá em casa sobre os mais variados assuntos: disciplina positiva, atividades para fazer com os miúdos, alimentação saudável, dicas sobre sono, alimentação, escolas, educação, quartos partilhados, etc.
    Somos todas pessoas diferentes e temos certamente muito a aprender umas com as outras (e com os pais também, claro) e vejo os blogues como uma ferramenta maravilhosa de partilha de informação.
    É isso que procuro nos blogues que leio e que tento oferecer no meu: partilho a minha experiência como mãe e ideias e dicas de coisas que resultaram comigo e que podem sempre ajudar alguém.
    É por isso que venho aqui também.
    E nunca me sinto mal, muito pelo contrário, porque se vejo que fazem algo que considero melhor do que o que eu faço, vejo aqui uma excelente oportunidade de melhorar e fazer eu também melhor. E isso é ótimo! :)

    ResponderEliminar
  3. Por acaso tive uma ideia que tinha exactamente a ver com outros blogs, mas se calhar por aqui já percebo que não foi assim tão boa.
    EM todo o caso a ideia era: uma vez por semana (ou por mês ou whatever..), publicavam um texto de outro blog. As pessoas podiam "candidatar-se" a este "todas as mães sabem" através de e-mail, com um texto do seu blog e vocês iam publicando (por ordem de recebimento para não terem trabalho monstro na escolha - ainda que implicasse sempre ler o texto, claro).
    Vantagens óbvias: menos trabalho para vocês na escrita :P mas sobretudo dar a conhecer outros blogs. (Um pouco à semelhança do que acontece com o "Rede com peixe" que descobri aqui e agora sigo).
    Só porque há muita maternidade na partilha e era giro pronto :P

    (E não, não parecem inalcançáveis!)

    ResponderEliminar
  4. Este! Hehehe
    Continuem assim! Gosto muito de vos ler! ��

    ResponderEliminar
  5. Realmente, que susto deve ter sido. O meu carro tranca automaticamente em andamento thank God. E como o meu filhote anda em rear facing não tem ângulo para chegar ao manípulo ufa!

    Blogs de maternidade leio: este, o Ties (simpatizo com a família e inspira-me), o "eu ele a maria o miguel e a ana" (mesmos motivos, andam mais pelo instagram estes dias), para moda e locais o blog da carlota e cacomãe, dou uma espreitadela de vez em quando no aos pares, na cadeira da papa (tb sigo mais instagram). Leio também a Cocó e a Catarina Beato, mas não são propriamente ou não só, blogs de maternidade.

    ResponderEliminar
  6. Sigo apenas aqueles blogs que expõem vidas minimamente reais, vidas “alcançáveis” que me dão ideias e sugestões que consigo alcançar. Um passeio, uma viagem que consigo proporcionar aos meus filhos, uma refeição familiar ou a dois num restaurante a que consigo aceder e um brinquedo ou uma mala que não me vai custar um ordenado mínimo nacional, que mesmo podendo pagar por eles me parece totalmente descabido tendo em conta o contexto em que vivemos. E mesmo assim, estou bem ciente, que mesmo auferindo de um salário mediano, considerado até bom para o país em que vivemos, não consigo nem chegar a um terço do que demonstram ou fazem, porque a realidade é que para quem tem um blog, mais de 60%-75% das viagens, refeições, roupas, brinquedos, serviços de estética, cabeleireiros, teatros e musicais, caterings e animação para festas de crianças são oferecidos ou comparticipados numa grande percentagem. Gosto do vosso blog, gosto do “Coco na fralda” e do “Cacomãe”, do “Ties”, mas mesmo assim, acho que deveria haver um pouco de humildade quando se expõe constantemente o fui aqui, ali, a Paris, na mesma semana fui ao Restaurante tal e tal que custa qualquer coisa como 50€/80€ por pessoa, almoço num dia de trabalho num restaurante que também não ficará abaixo dos 25€ por pessoa, tenho a mala de viagem tal e os meus filhos roupas que lhe vão durar 2 meses mas que custam 60€ a peça. Eu gosto e leio estes que referi porque dentro dos que existem são os com que mais me identifico, mas sempre ciente que o que é exposto não seria uma vida alcançável, nem mesmo às próprias bloguers se tivessem que pagar por tudo o que fazem ou têm, mas pronto encaremos tudo isto como um pagamento pela exposição familiar (que tem de se pagar muito bem) e trabalho que têm com um blog.
    Do vosso consigo sim tirar umas ideias catitas, já de um que nós sabemos, embora adorasse não consigo, por isso nem vale a pena por lá passar.

    ResponderEliminar
  7. Joana Gama, deixa que te diga que andas a somar pontos com os teus posts! Este vai dar pano para mangas, tal como muitos dos que publicaste recentemente. "Gosto", gosto desta Joana Gama a sair da sombra da outra Joana, que também adoro por sinal.

    ResponderEliminar
  8. Só leio este...por ser o único com o qual me identifico...

    ResponderEliminar
  9. Pequeno conselho de quem lê blogs , ou começam a apostar numa conta de Instagram ou o blog vai se . Ninguém quer ler 40 post sobre amamentação , 30 sobre noites mal dormidas , 20 sobre parentalidade . Se lesses blogues descobrias que os blogues de maternidade como o vosso “viram “ blogs sobre as mães , blog da Carlota - só Fernanda , aos pares - só publicidade e podia continuar . Devias ler aprendias muito .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E por isso é que deixaram de fazer sentido... Blog da Carlota deveria passar-se a chamar blog da Fernanda uma vez que é um hino à sua pessoa e o aos pares para publicidade prefiro a que passa na televisão!

      Eliminar
    2. Não concordo nada, nada de nada! Quando as joanas explicaram aqui que andavam a escrever menos porque estavam numa fase diferente, compreendi, mas fiquei com pena. O vosso blog sempre foi aquele consolo de que era diariamente atualizado, vir aqui era sempre foi sinónimo de ter um mimo bom, ou em forma de um novo texto ou em forma de uma discussão de comentários interessante ou mesmo polémica, sempre foi um blog onde apetece voltar e que nos fazia vir no dia seguinte à procura da continuação. Notei que acalmou um pouquinho mas acredito que seja só uma fase e que espero que volte a animar (acho que já está). Acredito que seja muito difícil manter uma plataforma destas a nível diário, sobretudo quando se acumula funções, mas a verdade é que, se pensarem bem, não há um blog igual ou semelhante a este, atualmente! (Diga-me um!). Apesar de todas as vossas modificações ao longo do tempo, que são naturais, incluindo parcerias e publicidade, continuo a achar que é um caso único, talvez só o ache comparável a uma cocó na fralda em termos de conteúdos, ainda que salvaguardando as suas exímias qualidades como escritora. No entanto, em termos de "entretenimento" vocês fazem-no melhor! Todas as outras faladas, perderam-se na exposição fácil (mais exposição = mais likes, views, etc), quando uma blogger só volta ao blog para falar de publicidade não há realidade que aguente, nós não queremos ver só isso, não interessa! Queremos as vidas reais. E neste momento ando muito desagradada com a blogosfera.. não tenho sugestões.

      A minha opinião sincera é que não deviam "desvalorizar" o blog na vossa vida...Não abandonem este cantinho... Têm pano para manter este lugar exclusivo, e crescer! O instagram pode ser um bom aliado, mas nunca vai substituir um blog! Não percam o caminho percorrido até aqui, mesmo que exija algum esforço... vocês são ótimas nisto!

      Eliminar
    3. Blog "aos pares" nunca segui, mas acompanhava o blog da Carlota e gostava. Há mais de 2 meses que não vou lá nem tenho saudades: publicidade a torto e a direito, marcas carissímas, mais posts sobre a Fernanda e continuo a achar ridícula a cara dela estar super diferente (a meu ver para pior) e ela continuar a dizer que não fez nada. Lá está: não gostamos, não seguimos. Beijinhos. Ana Rocha

      Eliminar
  10. Vocês parecem das pessoas mais acessíveis do Mundo, as duas Joanas! Cada post que leio, ou me faz identificar com algo ou me ensina uma coisa nova! Não perco um post ou uma story do Instagram (principalmente tua, Joana, das tuas brincadeiras ou cantorias com a Irene - é adorável!)
    Vocês são o tipo de Mães e bloggers que não o faz só para parecer bonito ou fácil para ter o género de seguidores "quem me dera que a minha vida fosse assim", vocês são o tipo de pessoas que mostra o quão a realidade é difícil para todas e isso é o que me cativa mais neste blog!

    Obrigada por isso.

    Sofia

    ResponderEliminar
  11. Só leio este há 3 anos, todos os dias. Já espreitei um ou outro, mas não me cativam. Gosto de ler conteúdos com os quais me identifique, não gosto de conteúdos aspiracionais (incluindo publicidade). Não uso redes sociais, por isso please, não"desmanchem" o blog. Beijinho para as. 5 miúdas aqui do pedaço

    ResponderEliminar
  12. Mas qual é mesmo o objetivo deste post? Fiquei sem entender. Dizer que só segue e lê o seu próprio blog? Escreveu tanto não disse nada.

    ResponderEliminar
  13. Já só leio este. Aliás, leio a cocó na fralda, mas não é sobre maternidade unicamente. Gosto de pessoas reais, que têm dificuldades reais como as minhas, que não mostram só o lado cor de rosa da vida, que assumem erros e maus comportamentos, que não dizem "o meu filho NUNCA fez birras" ou "o meu filho dorme a noite TODA desde que nasceu", pronto, porque eu preciso de encontrar realidades mais próximas da minha para me sentir mais normal, sei lá :p
    Ah! Também deixei de ler blogs de fanáticos em tâmaras! Ahahah por favor, deslarguem-me com isso das tâmaras! Ca mega nojiiiiiii

    ResponderEliminar
  14. Acho que sobre maternidade só leio este e por causa principalmente da Joana Gama, que me parece ser uma pessoa tão real, tão verdadeira, como se a conhecesse há tanto tempo. Todas as dúvidas, as angústias que teve, também já as tive e a maneira como escreve percebe-se que vem de uma assentada do coração e que não deixa nada por dizer. Mas só lhe quero dizer uma coisa. Pode acreditar que a Irene tem a melhor mãe que alguma vez poderá ter! Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. E o Amãezónia ninguém lê? https://amaezonia.com

    Fantástico. A quem sugeriu ali em cima uma espécie de fórum das mães, ali já foi (bem) inventado.
    Este e esse são os únicos que leio. Ou melhor, que leio e me interesso verdadeiramente pelos conteúdos.

    Btw, também tenho notado uma Joana Gama mais ponderada e racional mas a manter (o que é o salutar neste blog) a sua própria identidade enquanto mãe e mulher.
    Reparei nessa Joana Gama mais ponderada num dia em que ambas escreveram sobre filhas 'mal educadas'. Achei giro ver abordagem complementar nesses dois posts.
    Aliás, discordo totalmente de quem mencionou qualquer coisa sobre a Gama na sombra da outra Joana. Nunca achei que nenhuma delas andasse na sombra da outra. Eu por exemplo aprecio o humor da Joana Gama e consigo perceber que a outra Joana não tem jeito para isso; e nem por isso caberia dizer que a outra fica na sombra por fazer sempre textos mais sérios ou lamechas. São registos diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'Fantástico' não no sentido sarcástico de criticar o ninguém ter mencionado. Quero dizer 'é fantástico' aquele blog amaezonia. (Tenho sempre receio de ser mal interpretada)

      Eliminar
  16. Blog top top coco na fralda, porque consegue abranger tudo. A Sónia tem posts diarios e mostra muito (aquilo quexquer claro) da sua vida o que cria muita empatia e proximidade. Ali todos participam filhos, marido, pais, sogros, irmã etc. Depois gosto do "eu, ele, a maria, Miguel e ana" mas a vera não tem atualizado muito o blog e gosto do "seis mais dois" mas a maria está grávida do 5 filho e o blog deve mudar de nome 😊

    ResponderEliminar